“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

AS TATUAGENS DE FERNANDO CAMPEÃO!

Domingo (26), assisti ao Esporte Espetacular (Globo) com o ex-BBB-2 FERNANDO FERNANDES que, à época (2002), era um boxeador. Comovente e admirável é seu exemplo de superação depois que, por conta de um acidente de veículo em 04 de julho de 2009, ficou paraplégico.

Realmente sua atitude de mudança interior me pareceu invejável: ainda em 2009 se tornou campeão sulamericano de paracanoagem por duas vezes e, este ano na Polônia, se sagrou Campeão Mundial da modalidade, título inédito para o Brasil. O espírito guerreiro de Fernando é um fato incontestável! Parabéns!!

Algo me amargurou um pouco durante a reportagem: as tatuagens “Gracias, madre” (braço esquerdo), “Believe” (braço direito) e “Santo fuerte” (costas). Simbolizando agradecimentos pessoais aos que o ajudam, estão elas todas, portanto, em idiomas que nada tem a ver com nossa cultura, a mesma dos que o auxiliam todo dia.

Então me perguntei:
- por que não um enfático, um exclamativo “Obrigado, mamãe!”, um “Acredito!”, ou um “Santo forte!”, autenticamente brasileiros e com as entoações próprias, segundo as regras de nossa língua pátria, ao invés de um frio “Gracias, madre”, um “Believe” ou um “Santo fuerte”, todos despontuados e sem graça (brasileira) alguma?

- Consideraria o admirável Fernando pieguice agradecer à sua mãe pelas perenes ajudas ou manifestar-se ao mundo que o cerca em legítimo português?

- Que glamour ou encanto há no fato de, sendo ele brasileiro, tatuar-se com termos em espanhol ou inglês? Será que não se orgulha da língua do país onde nasceu e que agora o representa perante o mundo na modalidade esportiva que escolhera?

Mas nem tudo está perdido. Fernando foi muito feliz quando, ao final da reportagem, disse que “Reclamamos muito e agradecemos pouco.”. De fato.

Então eu o complementaria: “...agradecemos pouco, inclusive por termos nascido no Brasil, uma terra linda e de sol o ano todo, com um povo alegre habitando todos os seus quadrantes, e por falarmos essa língua riquíssima, o português, que muito nos orgulha e que se mantém rijamente apesar dos transitórios modismos!”

PARABÉNS, Fernando!


Imagem: by G-1