“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

sábado, 10 de setembro de 2011

MODELANDO UM POST

Inspiração é coisa que, imagina-se, parece vir fácil para o blogueiro, pessoa atenta ao em-volta, sedento por palavras. Um pouquinho de paz e eis que a operação se realiza: pela manhã, ajuste-se o espírito e os olhos para ver a vida por um ângulo destrivial, e vá! Essa a regrinha.

Pode ser um cachorro cruzando a rua pela faixa de pedestres – já observaram essa regra canina? –, alguém à frente falando alto ao celular sem se dar conta. E quando o assunto é interessante até diminuímos os passos pra ouvir. Mera curiosidade?, que não tem?

De repente é um motorista que insiste em transitar pela faixa da esquerda, amarrando o trânsito – e, é claro, nessas horas sua mamacita é lembrada! –, e aí quando achamos que esse mesmo “volanteiro” vai passar direto no cruzamento, o dito manobra à direita com a maior cara-de-vaca-na-horta, sem nenhum sinal de seta, todo absorto lá com as coisas dele.

Certos dias a danada da inspiração parece que resolveu mesmo ficar sob as cobertas até as dez. Então, aflitos por um novo post, um tema agradável à leitura dos amigos blogleitores, a gente para, pensa, olha uma coisa e outra, um livro, um anúncio mal escrito num edifício, tentamos nos lembrar d’uma música, piada ou uma mensagem positiva que levante o espírito das pessoas – aqui um aviso à amiga Íldica: - Não vale pensar bobagem, viu? , e por fim decidimos reproduzir uma bela mensagem alheia, um vídeo ou charge e et cetera. Sempre citando a fonte, é claro! Afinal, a seriedade blogueira é sobretudo ética.

Aliás, tenho visto reiteradamente na internet ser repassada uma linda mensagem PROCURA-SE UM AMIGO, muito profunda, marcante mesmo! É coisa de gênio! Mas, como já dizia dizia Chacrinha, nosso Velho Guerreiro, neste mundo nada se cria, tudo se copia”, dita mensagem tem sido divulgada como sendo fruto da imaginação do nosso Vinícius de Moraes. E não é!

O autor da mensagem é o romancista, teatrólogo, e escritor francês, VICTOR MARIE HUGO (1802-1885). Pelo tempo já ido desde sua morte se vê que nem a verdade tem sobrevida... mas sempre aparecerá um que a ressuscitará.

Mas, voltando à vaca-fria, também há momentos em que a gente está com a “cachorra” na inspiração, transbordando-a pelos poros, e aí descemos o malho no teclado feito solista de piano em exame de música erudita, descrevendo um episódio esdrúxulo ou uma estória qualquer, e por fim produzimos um post daqueles!, rico de palavras, aos borbotões, feito mina d’água, borbulhantemente. Ficamos alegres feito crianças!

Tempos depois, quando voltamos e lemos o “post daqueles”, julgamos que não merece ser postado e por fim, feito um maldito censor da ditadura, o arquivamos no "CL": cesto de lixo. Arre!

Quanto a mim, tenho posts, anotações de insights, e escritos diversos que dormitam arquivados no note ou em papéis amarelecidos de meus alfarrábios. Não descarto nada. Num aperreio de inspiração os releio, dou uma plástica no que reputo aproveitável pr’aquele instante, e aí rio de mim mesmo, de meus ridículos de quando os escrevi. E bola pra frente!, porque, como diz VICTOR HUGO: “A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano”.




Imagem: by arquivo pessoal de josé roberto balestra